Banco de Cessão e Trocas - BCT
Por decisão de assembleia geral da Abificc, foi instituído o Banco de Cessão e Troca (BCT) de material e equipamento entre as instituições afiliadas.
Fica responsável pela condução do processo de cessão e troca, a Comissão de Equipamentos e Insumos Hospitalares – CEMIH. A CEMIH, a partir do momento da criação do BCT de material e equipamento, comunicará às instituições afiliadas, definindo critérios. Cumpre a cada instituição afiliada à Abificc, dar ciência, formalmente, por escrito, de material e equipamento que possui em disponibilidade e do desejo de excluí-lo de seu acervo.
A comissão da instituição que disponibilizará o material ou equipamento terá que declarar o tipo de equipamento/material, fabricante, ano de fabricação, estado de conservação, disponibilidade de avaliação técnica e demais informações que achar pertinente. A CEMIH fará a apresentação dos equipamentos/materiais disponíveis no site da Abificc, indicando a cidade de origem da cessão.
A instituição afiliada da Abificc que identificar material ou equipamento de seu interesse, comunicará a CEMIH para dar continuidade ao processo. A partir da comunicação da instituição interessada na aquisição, a CEMIH proporcionará entendimentos entre as instituições para concretização das negociações. Para a efetivação de cessão, a CEMIH recomenda a adoção de modelo de compromisso que caracteriza a cessão por tempo indeterminado, no caso de equipamento.
A CEMIH comunicará a concretização dos entendimentos à Diretoria da Abificc, que recomendará cadastro específico do BCT. A cada 60 dias, será revisado o conteúdo de informação no site da Abificc.
Em situações julgadas indispensáveis, poderá a CEMIH participar de pormenores das negociações no sentido de apoio específico.