Carta aberta ao novo Ministro da Saúde

Exmo Sr. Ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros

O número de casos de câncer aumenta a cada ano, mas contrariamente à tendência de muitos países, nossa mortalidade por essa doença também continua crescendo. Para 2016, dos 600 mil novos casos diagnosticdos, a metade será descoberta em estágio avançado.

Os pacientes enfrentam hoje muitas barreiras na saúde pública, deade enormes filas de espera para exames e consultas até tratamentos muitas vezes ultrapassados e sabidamente infeicazes. Precisamos mudar essa realidade, e isso só ocorrerá a partir de decisões assertivas do Ministério da Saúde.

Ações eficazes e sistemáticas de prevenção e diagnóstico precoce são essenciais. Esse esforço salvará vidas. São urgentes melhorias nas redes de exames diagnósticos de patologia e início rápido dos tratamentos que contemple todas as necessidades do paciente oncológico.

Senhor Ministro, apoio ao desenvolvimento da pesquisa clínica em larga escala é possivilmente o mais importante passo que se pode dar em direção à prática de uma oncologia com padrões internacionais, sem que o governo arque com o custo desses tratamentos.

Temos consciência do sério momento econÔmico do País, mas não podemos nos calar diante de todos os entraves atuais que o SUS representa para um paciente com câncer.

Nós, do Instituto Oncoguia, temos trabalhado para conscientizar a população sobre hábitos saudáveis, apoiando os pacientes com câncer com orientações relevantes sobre sua doença e seus direitos. Temos protagonizado o debate por melhores políticas públicas de câncer com todos os envolvidos e estaremos sempre abertos para atuar junto com o Ministério a fim de mudar essa realidade.

Ajude-nos a promover a valorização da atenção multiprofissional, a garantir diagnósticos mais precoces, a ter acesso a tratamentos mais inovadores e opção de participação em pesquisa clínica.

O câncer é um problema de todos nós e precisa de muita atenção.

Obrigado,

Instituto Oncoguia

Exmo Sr. Ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros

O câncer é um problema de todos nós e precisa de muita atenção.

Obrigado,

Instituto Oncoguia