Novembro Azul do Instituto Mário Penna convida para um bate papo sobre o câncer de próstata

Novembro Azul do Instituto Mário Penna convida para um bate papo sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença acomete cerca de 1 a cada 6 homens ao longo da vida. Para alertar sobre a importância do acompanhamento médico regular e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis para a prevenção da doença, o Instituto Mário Penna lança a campanha “Entre um papo e outro. Precisamos conversar sobre o câncer de próstata”.
A campanha de comunicação, criada pela agência Casasanto, foca na amizade dos homens e em como essa camaradagem pode ser usada para disseminar a mensagem de maneira leve, natural e educativa. Para isso, foram utilizadas situações comuns ao universo masculino, para literalmente propor um bate papo sobre o câncer de próstata, fazendo com que o tema faça parte do dia a dia dos homens, assim como falar de futebol e negócios.
O Novembro Azul será divulgado por meio de peças informativas custeadas pela empresa parceira Droga Clara e que serão distribuídas gratuitamente para todos que solicitarem o material, além de anúncios em rádio, revistas, jornais e backbus além de todas as redes sociais do Instituto. Todas estas veiculações sempre realizadas com gratuidade de mídia doada pelos veículos de comunicação e empresas de publicidade e parceiros.
Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Ainda de acordo com o INCA, estima-se que mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata sejam descobertos em um ano. Por ano, os casos de morte pela doença ultrapassam 15 mil em todo o país.
O médico André Salazar, urologista do Instituto Mário Penna, alerta que não há um fator risco específico para o câncer de próstata, sendo que as chances de desenvolver a doença aumenta quando há um parente de primeiro grau com a doença na família, tabagismo, assim como uma dieta rica em gorduras e pouco equilibrada. “É fundamental fazer o acompanhamento a partir dos 40, 45 anos para que o médico possa avaliar a situação de cada paciente e elaborar, em conjunto com ele, a melhor estratégia de rastreamento, de acordo com o risco individual.”

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma patologia que acomete um importante órgão do sistema reprodutor masculino, a próstata. É bastante frequente e se relaciona ao hormônio testosterona. Normalmente, nas fases iniciais, a doença não causa sintomas, daí a importância da consulta urológica mesmo sem estar sentindo nada.
Nas fases mais avançadas, com acometimento dos ossos, pode ocorrer dores pelo corpo. A obstrução para urinar pode ocorrer pelo crescimento benigno da próstata, que não é câncer, ou pelo câncer nas fases mais avançadas.
O diagnóstico da doença é feito por meio dos exames clínicos como o de PSA (medido no sangue) e o exame físico (toque retal). A partir dessas informações, o urologista avalia a necessidade de se obter um exame mais elaborado, como ressonância da próstata ou uma biópsia guiada por ultrassom.

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença acomete cerca de 1 a cada 6 homens ao longo da vida. Para alertar sobre a importância do acompanhamento médico regular e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis para a prevenção da doença, o Instituto Mário Penna lança a campanha “Entre um papo e outro. Precisamos conversar sobre o câncer de próstata”.
A campanha de comunicação, criada pela agência Casasanto, foca na amizade dos homens e em como essa camaradagem pode ser usada para disseminar a mensagem de maneira leve, natural e educativa. Para isso, foram utilizadas situações comuns ao universo masculino, para literalmente propor um bate papo sobre o câncer de próstata, fazendo com que o tema faça parte do dia a dia dos homens, assim como falar de futebol e negócios.
O Novembro Azul será divulgado por meio de peças informativas custeadas pela empresa parceira Droga Clara e que serão distribuídas gratuitamente para todos que solicitarem o material, além de anúncios em rádio, revistas, jornais e backbus além de todas as redes sociais do Instituto. Todas estas veiculações sempre realizadas com gratuidade de mídia doada pelos veículos de comunicação e empresas de publicidade e parceiros.
Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Ainda de acordo com o INCA, estima-se que mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata sejam descobertos em um ano. Por ano, os casos de morte pela doença ultrapassam 15 mil em todo o país.
O médico André Salazar, urologista do Instituto Mário Penna, alerta que não há um fator risco específico para o câncer de próstata, sendo que as chances de desenvolver a doença aumenta quando há um parente de primeiro grau com a doença na família, tabagismo, assim como uma dieta rica em gorduras e pouco equilibrada. “É fundamental fazer o acompanhamento a partir dos 40, 45 anos para que o médico possa avaliar a situação de cada paciente e elaborar, em conjunto com ele, a melhor estratégia de rastreamento, de acordo com o risco individual.”

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma patologia que acomete um importante órgão do sistema reprodutor masculino, a próstata. É bastante frequente e se relaciona ao hormônio testosterona. Normalmente, nas fases iniciais, a doença não causa sintomas, daí a importância da consulta urológica mesmo sem estar sentindo nada.
Nas fases mais avançadas, com acometimento dos ossos, pode ocorrer dores pelo corpo. A obstrução para urinar pode ocorrer pelo crescimento benigno da próstata, que não é câncer, ou pelo câncer nas fases mais avançadas.
O diagnóstico da doença é feito por meio dos exames clínicos como o de PSA (medido no sangue) e o exame físico (toque retal). A partir dessas informações, o urologista avalia a necessidade de se obter um exame mais elaborado, como ressonância da próstata ou uma biópsia guiada por ultrassom.